CEDAP encerra ciclo de oficinas em Taubaté com Momento Arte e Cultura

O Momento Arte e Cultura realizado no CASA Taubaté em outubro, foi um dia pra guardar na memória como especial. O Sarau RAP que ocorreu no evento foi uma rebelião de poesia e arte dos  adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, que mostraram seus talentos na música e exposição dos trabalhos realizados nas oficinas.

No evento foram apresentadas as músicas de RAP e poemas elaborados por eles, bem como desenhos baseados em técnicas de sombreado, diagramação das cores quentes e frias e pintura em tela. Tivemos também a participação  dos  arte-educadores do CEDAP Miguel Moreira na discotecagem e Eduardo Dö, que compartilhou da paixão pela leitura e pelo RAP, fazendo o lançamento de sua mix tape 2014 – “LUTA“.

Clique aqui para ver fotos no Facebook!

Segundo Luiz Claudio Oliveira, arte-educador de Literatura Marginal, “foi um momento onde a arte e poesia foram além da ciência. Como não poderia ser diferente alcançamos horizontes não antes imaginados na realização desse evento com participação total  dos adolescentes. Me senti  feliz demais com o resultado de  nosso trabalho, de compartilhar a paixão pela literatura. Tratá-la como arte e linguagem e construir bons momentos juntos .Vimos que este sonho foi realizado. ”
 
Durante o Sarau, um dos adolescentes que não estava inscrito para participar da apresentação se viu contagiado, inspirado para demonstrar seus sentimentos. Pediu  para  declamar e cantar, relatou  que ficou muito feliz de poder se expressar pois teve a sensação de não estar internado na Fundação CASA naquele momento. Ficou muito emocionado com a alegria  e  sorrisos  pelas palmas recebidas do público presente. Também enfatizou que foi muito legal a participação dos convidados, interagindo a todo momento com o público presente.
 
"O Momento Arte e Cultura foi proposto para celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CEDAP no CA Taubaté, tendo como principal objetivo abrir espaço para a participação dos adolescentes no evento", destaca Marcos L. Chabes, coordenador regional do Projeto Arteiros. "O potencial da Arte e Cultura na medida socioeducativa de internação pôde ser evidenciado naquele momento, sendo fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos ciclos trimestrais", enfatizou Chabes.
 
"Em nosso dia a dia de oficinas, aprendemos em um paralelo, lado a lado.  A troca de saberes é o foco principal", relata a arte-educadora de Artes Plásticas Daniela Victorio. Durante o Sarau, outro adolescente declamou uma poesia e, nas suas palavras, os aprendizados das oficinas de Artes Plásticas acabam "dando uma outra opção de mudar a obra de arte que é a minha vida".
 
Todos os adolescentes receberam certificados de participação das oficinas de Artes Plásticas e de Literatura Marginal, que são oferecidas no CA Taubaté.

Texto e informações: Marcos Chabes, Luiz Claudio Oliveira e Daniela Victorio (CEDAP).
R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade