Adolescentes que cumprem medida socioeducativa tem poemas publicados

Adolescentes que participam de oficinas do projeto Arteiros, do CEDAP, em centros de atendimento da Fundação CASA da região do Vale do Paraíba tiveram textos selecionados em diferentes publicações de literatura marginal. O incentivo para o envio dos textos produzidos nas oficinas partiu do arte-educador Luiz Claudio Oliveira, integrante do Arteiros.

"Criar possibilidades que proporcionem um momento especial aos adolescentes e um espaço onde possam se expressar é afirmar que nosso propósito não é arte simplesmente pela arte, mas sim arte pelo objetivo de estimular o processo socioeducativo" explica Oliveira, e acrescenta: "semprei acreditei e acredito na força curadora e transformadora da liberdade de pensar por si mesmo através das palavras e poesias". Luiz Claudio ministra oficinas de literatura marginal em centros da Fundação CASA por meio do projeto Arteiros do CEDAP.
 
Taubaté
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação Casa de Taubaté –SP foram classificados em um concurso nacional de poesias segundo o arte-educador. Os poemas foram publicados na revista Poesia Diverte que transforma poemas em jogos para utilização em oficinas de literatura.
 
“Nunca imaginei que teria um poema publicado em uma revista, estou muito feliz" (S.).
 
Capital e Lorena
Na capital, no mês de abril, outro adolescente teve um texto selecionado e publicado na antologia "Meu Oasis". O lançamento do livro aconteceu no Sarau Matinal "Beco dos Poetas", evento que acontece todo último domingo de cada mês no CEU - Caminho do Mar na zona sul de São Paulo.
 
Também no mês de abril, em Lorena, oito adolescentes que cumprem medidas socioeducativa enviaram poesias para o II Festival de Caça Talentos 2015, organizado pela Secretaria de Cultura da cidade.
 
"É importante incentivar os adolescentes a participarem de eventos como estes e dar a oportunidade de enriquecer suas ideias e escritas", finalizou Oliveira.

Saiba mais sobre o projeto Arteiros, do CEDAP, clicando aqui.

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade