Jovens e adolescentes da Fundação CASA mostram sua arte com os Arteiros

O projeto Arteiros do CEDAP promoveu no dia 19 de agosto mais uma Mostra Regional de Arte e Cultura no espaço do CIS Guanabara, em Campinas. O evento, em sua terceira edição, contou com a presença dos jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA da região metropolitana de Campinas. Nesta data eles recebem autorização especial para sair dos centros e participar ativamente do evento organizado pelo CEDAP em parceria com as coordenações regional e de Arte e Cultura da Fundação CASA.

Muita arte - teatro, desenhos, pinturas, esculturas, dança, capoeira, música - encheu o dia de mais de 50 adolescentes de  centros da região. "A Mostra sempre é um momento muito especial para todos nós", ressaltou Adriana Nery, coordenadora do Projeto Arteiros no CEDAP. "É um evento que permite expressão e troca entre todos os envolvidos no projeto,  desde os adolescentes, os arte-educadores, e os profissionais dos centros. Além disso, através da arte, os jovens tem a oportunidade de ver seus trabalhos reconhecidos em um outro espaço, que extrapola o cotidiano de privação de liberdade que enfrentam durante o período de cumprimento das medidas socioeducativas", explica a coordenadora do Arteiros.
 
 
Para a coordenadora geral do CEDAP, Livia Nazatto, o evento reforça um dos objetivos principais do Arteiros: "A mostra é composta de atividades artísticas e culturais e tem a arte-educação como instrumento de enriquecimento do sujeito, de valorização da expressão, de descoberta e ampliação de potencialidades", acrescenta.
 
Visita
A mostra ganhou um reforço com uma visita animada de crianças do Projeto Circolando, do Instituto Padre Haroldo, que assistiram e se divertiram com as peças teatrais apresentadas durante a tarde. 
 
"A visita foi fruto de uma parceria com o CEDAP. Nossos atendidos foram realizar uma apresentação de Break e uma participação no Sarau que é resultado do trabalho desenvolvido diariamente nas oficinas. O grupo foi sensibilizado sobre o evento e sobre os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, foi uma ação direcionada", explicou Daniel Elias de Carvalho, coordenador técnico do Projeto Circolando.
 
"Foi mais uma oportunidade de troca e de expressão entre diferentes idades, o que só enriqueceu ainda mais o encontro" comentou Douglas Molinari, um dos coordenadores regionais do Arteiros.
 
R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade