Saiba o que rolou no encontro formativo do Arteiros de julho

O encontro formativo mensal do Projeto Arteiros do CEDAP que aconteceu em julho foi repleto de atividades culturais. Intervenções no período da manhã, a segunda edição do Sarau Arteiros, e a Exposição Quebrando Barreiras. Além das atividades culturais, familiares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA também participaram do encontro.

Aconteceu também um pocket show com o rapper e arte-educador Enézimo, que apresentou seu CD "Nem sempre é óbvio. É necessário inteligência". Os arte-educadores de graffiti contribuiram pintando telas e presenteando os adolescentes, familiares e trabalhadores do CEDAP.
 
 
Na decoração do espaço do Sarau teve varal de poesias, quadros, e o painel "Sem Limites - A Arte Quebrando Barreiras", com desenhos, desenvolvido em uma oficina de artes plásticas com a arte-educadora Thalita Oliveros em parceria com os adolescentes.
 
A apresentação do Sarau foi feita pelos arte-educadores de literatura marginal (Thalita e Luiz Oliveira), "ecoando palavras de puro sentimento e de convocação. As poesias declamadas pelos adolescentes na presença do diretor de uma das unidades, de coordenadores, e arte-educadores, envolveram todos em muita emoção", conta Oliveira. O encontro formativo encerrou com uma apresentação cultura de Bumba Meu Boi com o arte-educador Tony Azevedo com adolescentes da CASA Rio Piracicaba.

____________________________________

Adolescentes:
 
Agradeço pela oportunidade que a senhora Thalita, a senhora Carol e o Sr. Vanderlei nos deu, nessa externa que  fomos, muito obrigado. Irei levar este momento para a minha vida toda. Ir ao CEDAP foi ótimo, dei risadas com os arte-educadores que nos deram muita atenção. Estava com a sensação de nem estar cumprindo medida socioeducativa naquele momento, com todas aquelas pessoas que acreditam em nossa mudança. Meu muito obrigado também ao graffiteiro Paulo, pela oportunidade de graffitarmos juntos e pela tela que recebi de presente. A arte ultrapassa barreira e muralhas.
 
Fiquei muito feliz em conhecer o CEDAP e por ter tido a oportunidade de estar com todas aquelas pessoas que acreditam no nosso potencial e querem nosso bem, só tenho que agradecer porque vocês me ajudaram a continuar escrevendo e por isso nunca vou esquecer todos vocês. Pra mim foi a maior satisfação e que Deus ilumine seus caminhos, continue dando muita sabedoria para todos nos. Arte é vida e é liberdade / A arte  e a poesia me tirou de trás das grades.
 
____________________________________

Mãe de um dos adolescentes:
 
Quero agradecer a todos vocês a oportunidade que deram aos meninos e participantes, foi um momento único e que levarão pra sempre na memória. Foi muito importante esse trabalho, pois deram  a oportunidade de mostrar um talento escondido e também  que os adolescentes  podem ir muito além do que possam imaginar, tirando o foco do erro, mostrando oportunidades e que são importantes na nossa sociedade. Parabéns! E que este trabalho possa crescer a cada dia, alcançando pessoas que precisam de oportunidades de mostrar que são capazes.
 
 
(Texto e fotos com a colaboração de Luiz Claudio Oliveira/Arteiros)
R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade