Organização da Conferência da Juventude visitou CASA Lorena

A comissão de organização da Conferência Municipal e Sub Regional Da Juventude em Lorena-SP visitou a Fundação Casa Lorena para discutir com os adolescentes em medida socioeducativa propostas para o evento que aconteceu no fim de agosto.

Os membros da comissão Cleber Alvarenga (Observatório da Juventude) e Gilsi Rodrigues (Subsecretária de Juventude) participaram de conversas com adolescentes do centro acompanhados do arte educador do CEDAP Luiz Claudio Oliveira (Projeto Arteiros). Os encontros entre a comissão organizadora da conferência em Lorena e os adolescentes ocorreram duas vezes por semana durante o mês de agosto.

"A partir destes encontros foram levantadas propostas para a Conferência Municipal de Lorena", explica o arte educador do CEDAP. "Foi a primeira vez que os adolescentes participaram de uma pré-conferência e puderam discutir, dentro dos eixos temáticos, as propostas para melhorar as políticas públicas, em especial as relacionadas a educação, saúde, comunicação e liberdade de expressão, e lazer", acrescenta Luiz Claudio Oliveira, que teve a ideia de levar a pré-conferência para dentro da unidade da Fundação CASA no município. Além de arte educador do projeto Arteiros, do CEDAP, Oliveira também integra o grupo de pesquisa Observatório da Juventude de Lorena.

Os adolescentes confeccionaram um painel com propostas dentro do tema "As várias formas de mudar Lorena", para serem apresentadas na Conferência Municipal da Juventude.

"Foi uma grande oportunidade ouvirmos estes adolescentes a partir da perspectiva deles, que de fato vivem uma realidade de segregação, de estar à margem da sociedade. Foi maravilhosa a experiência de estar com os meninos, ouvi-los, trocar ideias. Fiquei muito contente com a participação efetiva, madura, e crítica dos jovens", observou Gilsi Rodrigues.

Para Cleber Alvarenga "foi um momento de troca de conhecimentos e aprendizagens. Agradeço ao arte educador Oliveira, e a direção e coordenação pedagógica por intermediar essa oportunidade, por acreditar que seria possível e fazer junto com a gente esta pré-conferência dentro do espaço da CASA Lorena".

Texto/colaboração: Luiz Claudio Oliveira | Arteiros - CEDAP

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade