CEDAP e CASA Morro Azul encerram ciclo de Arte e Cultura com "Momento Hip Hop"

O Projeto Arteiros finalizou o ciclo passado de Arte e Cultura com muita música, dança e graffiti no CASA Morro Azul em Limeira-SP. O "Momento Hip Hop" foi realizado em parceria com integrantes da ONG Hip Hop Social Clube (Americana, SP) e proporcionou uma tarde de celebração da cultura hip hop.

Uma das turmas apresentou coreografias ensaiadas durante as oficinas do Arteiros. Todos os 13 participantes se apresentaram com movimentos sincronizados ao som das batidas musicais. Além da coreografia coletiva, houve também uma roda de breaking, com a participação de cada um deles de forma livre (freestyle). "Os dançarinos da ONG Hip Hop Social Clube somaram na roda, misturando-se aos adolescentes e gerando um momento bastante prazeroso", conta Marcos Chabes, um dos coordenadores regionais do Projeto Arteiros.
 
Além de dança, aconteceu também ações de graffiti: ao mesmo tempo em que ocorriam as apresentações de dança, um dos integrantes da mesma ONG grafitou na quadra com a técnica cellograf, que consiste em usar o papel filme como suporte. O trabalho foi realizado com a participação de outro adolescente internado.
 
"Independentemente do que a gente leva, se é a dança, o graffiti, o DJ ou se é qualquer outro elemento de qualquer cultura que seja, o que importa é o sentimento bom que a gente deixa nas pessoas, é mostrar que temos opções pra algo bom em nossas vidas", destaca Julio César de Souza Ganeo, membro da diretoria da ONG Hip Hop Social Clube que esteve no evento.
 
Para finalizar o evento, a ONG Hip Hop Social Clube fez uma breve palestra sobre o trabalho que vem desenvolvendo em Americana e região, destacando as oportunidades de participação para os adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa de internação. "O Momento Hip Hop superou nossas expectativas. Rolou muita troca de ideia, roda de dança, intervenção do graffiti, muita energia positiva! Não deixou a desejar em nada, com todos somando pelo mesmo ideal: o respeito e o acesso à cultura", acrescentou o Arte-educador do CEDAP Paulo Roberto dos Santos, que também é da diretoria da Hip Hop Social Clube.

(Texto e fotos: Marcos Chabes | CEDAP Campinas)

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade