_

 

O que é?

Contribuir para a inserção social de adolescentes e jovens, pós-cumprimento de medidas socioeducativas, do município de Campinas. O projeto tem como fio condutor a arte educação, pautada na Educação Popular. Por identificarmos a inexistência em Campinas de um trabalho continuado pós-extinção de medida, o projeto visa construir uma frente pioneira de atenção aos adolescentes egressos do sistema de medida socioeducativa.

A quem se destina?

60 adolescentes e jovens e seus familiares, com uma estimativa de público de 200 participantes.

Como é?

- Oficinas de arte educação e socioeducativas: duas vezes na semana, estimulando o desenvolvimento de habilidades, descobrindo potencialidade e vivenciando o exercício e construção da cidadania;

- Oficinas sobre o mundo do trabalho: módulos para participantes interessados, reflexões acerca do mundo do trabalho, atividades sobre empreendedorismo e comercialização de produtos artesanais, a fim de potencializar as buscas destes adolescentes e jovens que buscam empreender alternativas de renda ou que buscam inserção no mercado formal.

- Oficinas de letramento: uma vez por semana para aqueles que manifestarem interesse, contribuindo para o letramento dos participantes e assim os sensibilizando para darem continuidade a sua formação no ensino formal.

- Encontros de família: atividades artísticas, discussões sobre temáticas como saúde e adolescências e troca de experiências.

- Acompanhamento psicossocial: aos adolescentes e seus familiares, favorecendo o acesso a serviços sociais complementares da rede de atendimento público e privada do município.

- Propiciar espaços de convivência grupal, propor reflexões/discussões, realizar atividades em um ambiente que possa se ter novas descobertas, novas formas de se relacionar e ressignificar histórias é o que mobiliza todas as ações deste projeto. É através de portas se abrindo que se pode pensar em fechar outras.

- Haverá ainda, a concessão de bolsa-auxílio aos adolescentes, como estímulo à adesão e a permanência no projeto, propiciando também o incremento da renda familiar dos participantes.

Parcerias estabelecidas: CREAS, COMEC, ConcCiliar, Fazenda Roseira – Jongo Dito Ribeiro, Opção Social, OSSJB e Caixa Econômica Federal.

 

 

Equipe Ateliê Escola - Convivência e Arte

           

 

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade