Projeto Arteiros movimentou litoral em outubro

O Arteiros, projeto do CEDAP que acontece em parceria com a Fundação CASA em Centros de Atendimento (CAs) nas principais regiões do Estado movimentou  o mês de outubro com atividades e eventos. O mais recente aconteceu no Centro de Atendimento da Fundação CASA de Mongaguá, sobre Hip Hop.

O dia de vivência da cultura Hip Hop contou com arte-educadores do CEDAP - Alexandre Sabino (Breaking), Buddy-X (Rap), Cláudio Domingues (Breaking), Américo Neto (Graffiti) - e o profissional de Breaking, Bboy Frágil, que mostrou passos e técnicas da dança de rua. "O objetivo foi um dia de vivência da cultura Hip Hop potencializando seus elementos  na construção de outras possibilidades para os adolescentes internos", comentou Daniel Elias, coordenador regional da Divisão Litoral do Projeto Arteiros.

Grafite

Também em outubro, no início do mês, a cidade de Santos recebeu uma exposição de desenhos com a técnica de Grafite na Universidade Unimonte. Os desenhos foram produzidos em oficinas de artes plásticas por adolescentes do Centro de Atendimento (CA) Vila de São Vicente e do CA Praia Grande I, com acompanhamento do arte-educador do CEDAP Nivaldo Barbosa.

A técnica difere do Graffiti (Spray) no uso do tipo de material, apesar do nome parecido. No Grafite, explicou o coordenador regional, "é utilizado lápis".
 
Para Daniel Elias, as atividades cumprem papel importante, no contexto da Arte e Cultura, "ao abrir um leque de caminhos que podem ser vivenciados e trilhados. Além disto tem um caráter de enfrentamento ao estigma social que marca o adolescente que cometeu ato infracional, colaborando para a desmistificação destes adolescentes, evidenciando outras esferas do sujeito em sua integralidade".
R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade