Músicas feitas por adolescentes do Arteiros na Web

O quinto CD de música produzido no projeto Arteiros do CEDAP com adolescentes da Fundação CASA está disponível para ser ouvido na internet. O "Arteiros Vol.5" começou a ser produzido no Centro de Atendimento Vila de São Vicente em três oficinas de RAP. Os adolescentes ficam de 3 a 6 meses na atividade segundo o arte-educador e coordenador regional da Divisão Regional do Litoral (Baixada Santista), Daniel Elias de Carvalho.

A produção musical e a direção artística foram conduzidas pelo arte-educador Buddy X. Em relação à importância do CD na oficina de RAP como final do processo pedagógico ele ressalta dois pontos: "A importância para mim e para os adolescentes".

"Para mim tem uma importância secundária, visto que o mais importante é atingir emocionalmente,  através do Hip Hop, o sentido de pensar desses adolescentes, e entenderem seu papel nessa engrenagem perversa à qual são impulsionados para a vida do crime. E para os adolescentes seria como uma nova experiência, já que passo algumas 'dicas' sobre gravação, preparando-os também para uma gravação futura em possíveis trabalhos externos com música fora da Fundação CASA. E é inegável que ficam muito felizes de ouvirem suas vozes e interpretações" conta Buddy X.

As oficinas
"Através do Rap (vinculado fortemente na Cultura Hip Hop) procuro o posicionamento mais crítico da relação Adolescente x Crime x Sociedade x Metas. Adicionando novas palavras ao vocabulário de “rua” interajo e procuro mostrar que além de palavras, existe um outro “universo” onde é possível existir: Paz, Amor, União, Diversão e Família. Que são os conceitos básicos da Cultura Hip Hop!", acrescenta.

"O trabalho é feito com muitíssima dificuldade, visto que para feitura da letra, memorização, interpretação, impostação de voz e postura de palco, o tempo é escasso, e são processos em que as condições são adversas, até quando chega o momento da gravação tenho que fazer um trabalho psicológico, para que não se sintam pressionados em realizar uma gravação perfeita, já que oriento que o erro faz parte, e que estes erros poderão ser corrigidos, e dessa forma deixá-los tranquilos. Acabo ficando muito feliz ao ver o brilho nos olhos de quem gravou e até de quem não gravou ao ouvir o trabalho final e posteriormente ver o CD pronto (Na sua parte física: encarte, fotos e arte final!)."

R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade