Arteiros leva adolescentes ao teatro em Campinas

Adolescentes que participam do projeto Arteiros, do CEDAP, e cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento (CA) Maestro Carlos Gomes, da Fundação CASA, em Campinas, tiveram um dia diferente no final de fevereiro. Eles assistiram à peça teatral "Recusa", da Cia. Balagan, no teatro Castro Mendes, que integrou o festival internacional de Campinas, o Feverestival, no dia 27/2.

“O espetáculo narra histórias de dois índios que através das lendas fala sobre a criação do mundo, suas crenças e religiosidades, a releitura de Macunaíma e o contexto atual sociopolítico (FUNAI e Bancada ruralista)”, conta o coordenador regional do Arteiros para a Região Metropolitana de Campinas, Douglas Molinari.
 
Os adolescentes foram acompanhados de duas arte-educadoras do Arteiros – Beatriz Trevisan e Elisa Prieto Sartori – e funcionários da Fundação CASA. Após o espetáculo conversaram com as arte-educadoras sobre suas impressões: estar no teatro e apreciar um grupo teatral profissional, além de questões técnicas como a sonoplastia e afinação entre os atores. Outro tema da conversa entre adolescentes e arte-educadoras foi a criação de uma linguagem indígena com cantos e palavras.
 
“Eles também contaram como o conteúdo da peça (a questão indígena), foi tratado de uma forma não convencional, e que a troca final entres eles e as arte-educadoras foi importante para compreender a totalidade da história”, acrescentou Molinari.
 
A organização do festival, que apoiou a ida dos adolescentes ao espetáculo, agradeceu a presença de todos e já convidou outros adolescentes da Fundação CASA para eventos futuros.

Facebook CEDAP | facebook.com/cedapcampinas

Foto: Teatro Castro Mendes / www.campinas.sp.gov.br
R. Barbosa da Cunha, 930 • Jd. Guanabara • Campinas • SP • CEP: 13073-320
Fone e Fax: (19) 3235-1800 • (19) 3291-0287 • Email: cedap@cedap.org.br
Todos os direitos reservados . Cedap . Desenvolvido por W2F Publicidade