Projeto: Falando pra Galera

Objetivo: Reduzir as vulnerabilidades sociais ligadas à educação e direitos sexuais, tendo como principal estratégia a capacitação de profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social que atuam com o público adolescente e jovem.

Desenvolvimento: Depois de cinco anos desenvolvendo ações socioeducativas de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS com estudantes de escolas públicas, o CEDAP criou o projeto ‘Falando pra Galera’, pautado no diálogo com profissionais que atendem o adolescente e o jovem nas redes públicas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Parceiros e Período de Execução: Entre 2001 e 2005, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, com formações para profissionais da rede pública da Saúde de Campinas. No mesmo ano, o CEDAP expandiu as ações formativas para o município de Várzea Paulista. Em 2006, atuou com profissionais em Itapira e, em 2007, na cidade de Amparo. De 2009 a 2010, em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS, o projeto ganhou uma segunda edição em Campinas envolvendo no processo formativo, além da Saúde, profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e os próprios adolescentes.

Alcance/atendimento: Na época, todos os 45 Centros de Saúde de Campinas participaram da formação do Projeto, impactando todos os adolescentes e jovens que procuravam atendimento nas unidades básicas de saúde no que se referia à saúde sexual e reprodutiva. Além disso, foram formados mais de 250 profissionais da Educação, Assistência Social e adolescentes na segunda etapa do Projeto.

Equipe: técnicos sociais trabalhadores do CEDAP, escolhidos de acordo com a demanda apresentada. Este projeto pode ser realizado em municípios ou organizações sociais que tenham interesse na qualificação do atendimento de adolescentes e jovens na temática dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, mediante contratualização específica para cada demanda.

 

DOE
Skip to content