Projeto: Juventudes em Rede pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Objetivos:
- Criar e multiplicar ambientes de informação de qualidade sobre direitos sexuais e reprodutivos (DSR) para adolescentes e jovens, envolvendo também profissionais de serviços de Saúde, Educação e Assistência Social;
- Fortalecer a rede de serviços que atende adolescentes e jovens, qualificando o atendimento em saúde sexual e reprodutiva;
- Constituir um Coletivo Jovem, para atuar como multiplicador de ações em DSR.
Desenvolvimento: Além da formação de jovens e profissionais, o projeto compreende o levantamento da conjuntura em DSR nas escolas, centros de saúde e organizações da sociedade civil, com acompanhamento e implantação de ações nos diversos serviços que atendem adolescentes e jovens.
Alcance: Os encontros formativos contam com mais de 120 profissionais inscritos, das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, e 65 adolescentes de 22 escolas da rede estadual de Campinas. Indiretamente, pretende atender mais de 10.000 adolescentes e jovens, através das ações de multiplicação desenvolvidas nas escolas.
Parceiros: Fundação FEAC (apoio), Diretorias Regionais de Ensino de Campinas – Regionais Leste e Oeste; Prefeitura Municipal de Campinas/Secretaria Municipal de Saúde/Áreas da Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e Programa Municipal de IST/HIV-Aids e Hepatites Virais; Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social/Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude; Organizações da Sociedade Civil de Campinas.
Período de Execução: Dezembro de 2023 a Maio de 2025.
Equipe CEDAP: uma coordenadora técnica, um coordenador pedagógico, seis educadores sociais, dois apoios administrativos.